O planejamento e a execução das estratégias empresariais são alguns dos principais desafios nas organizações. Estabelecer uma metodologia que faça a estratégia acontecer e que leve ao alcance dos resultados desejados é sem dúvida motivo para tirar o sono de muitos gestores e empresários. Além disso, fazer com que a metodologia seja simples, ágil e que tenha o engajamento da maior parte das pessoas, aumenta ainda mais desafio.
Em meio a isto, surge a metodologia OKR, que visa gerar melhores resultados e maior engajamento das pessoas, por meio de uma abordagem ágil, fácil de entender e simples de implementar.
O que é OKR?
OKR, sigla para Objectives and Key Results, é uma metodologia de gestão que foi criada por Andy Grove, ex-CEO da Intel, que tem foco em resultados e visa simplificar o desdobramento e a execução dos objetivos estratégicos da organização. A Google passou a utilizar em 1999, onde na época contava com apenas 40 colaboradores, hoje tem mais de 60 mil espalhados por diversos países do mundo. Outras empresas, como a OLX, Twitter, Linkedin, Nubank e Localweb, também utilizam esta metodologia para alcançarem seus objetivos.
Como a metodologia funciona?
Objectives
Os objetivos são qualitativos e apresentam uma visão clara do que a empresa deseja conquistar. Eles devem ser curtos, diretos e ambiciosos, além de serem envolventes e motivadores a todos da organização.
Key Results
Responsável por medir o progresso em direção ao Objetivo. Para cada Objetivo deve-se ter um conjunto de 2 a 5 Resultados Principais, e eles devem ser quantitativos e mensuráveis, caso contrário não são Key Results.
Exemplo de OKR:
Objective: Aumentar o Faturamento
• Key Results #1: Dobrar o número de leads gerados por mês;
• Key Results #2: Reduzir o ciclo de vendas de 45 para 35 dias;
• Key Results #3: Aumentar a conversibilidade de negócios em 20%.
Concluindo
OKR é uma metodologia de gestão com foco em resultados, usada para definir objetivos claros e mensuráveis, por meio de uma abordagem ágil e fácil de entender. É um processo que gera maior autonomia e ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade da equipe, fazendo com que todos caminhem na mesma direção e, consequentemente, obtenha-se melhores resultados com menos esforços e em menor tempo.